Diferenças salariais entre homens e mulheres... machismo ou economia?

Imagine que a sua empresa contratou um novo funcionário para o mesmo cargo que você ocupa. Seria justo que seu novo colega ganhasse o mesmo salário que você que está há mais tempo no cargo e já demonstrou por diversas vezes seu valor para a empresa? Tenho certeza que não, caso contrário, seria como se a empresa estivesse dizendo que você não é tão importante para ela quanto o novo funcionário.

Por outro lado, seria justo que você e uma pessoa do sexo oposto fossem contratados para exercer as mesmas atribuições, mas com remunerações diferentes? Também não, já que vocês estariam começando juntos do zero; se vocês fossem ter uma disparidade salarial, provavelmente seria num futuro em que um de vocês demonstrasse ser mais valioso para empresa ao dedicar-se mais e consequentemente gerar mais lucros.

Assim funciona o livre mercado. Aquele que é mais produtivo e cujo trabalho é mais valioso para a sociedade ganha mais. O mercado de trabalho não é machista — os empregadores não estão preocupados com o sexo de seus empregados, mas sim com a produtividade deles.

Do ponto de vista econômico, não faz nenhum sentido que uma mulher, por exemplo, ganhe menos que um companheiro de trabalho masculino o qual exerce o mesmo cargo e possui o mesmo tempo de empresa que ela. Mas por quê? Porque, se a mão de obra feminina fosse mais barata, o empregador estaria desperdiçando recursos ao ter em seu quadro de funcionários homens e mulheres e não só mulheres. Isso tem duas implicações possíveis e mutuamente excludentes: ou o empregador contratou homens e mulheres apenas para oprimir as mulheres com um salário menor, ou a causa da disparidade salarial está atrelada às escolhas laborais, como fazer horas extras e gerar mais lucros para a empresa.

Desse modo, exigir salários iguais para ambos os sexos de modo arbitrário viola os princípios econômicos elencados acima, estaríamos substituído indicadores de produtividade e valor por indicadores de gênero. O que há de mais sexista do que isso, do que definir salários com base no gênero do empregado?

Comments

Popular posts from this blog

Os padrões de beleza sob nova perspectiva

Mais direitos? Menos liberdade!